terça-feira, 25 de março de 2014

CRATO, DESCASO COM O PASSADO... George Macário de Brito

CRATO, 250 ANOS DE HISTÓRIA...
NOSSA USINA HIDRELÉTRICA...

Um dos pioneirismos do Crato foi ser o primeiro município do Interior do Ceará a ter ENERGIA ELÉTRICA. Não vá pensando que trata-se de "PAULO AFONSO"! Nada disso! Estamos falando de RECURSOS NATURAIS PRÓPRIOS, energia gerada pelas águas do Rio Batateiras, que nasce das fontes do sopé da Chapado do Araripe.

Em 1939, o Crato já possuía energia elétrica própria, graças a um Prefeito que vivia 50 anos à frente do seu tempo. Alexandre Arraes de Alencar, meu bisavô materno, foi o autor deste benefício ao Povo do Crato, uma iniciativa que nos encheu de orgulho, uma vez que, nos municípios vizinhos, a iluminação pública, além de outros mecanismos, eram a gás e bastante precários. 

Somente em 1961, o Ceará recebe a energia de Paulo Afonso, chega ao Cariri, em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, que foram as primeiras a serem contempladas com o benefício. O Crato, por muito tempo, mesmo com a chegada da "energia nova" , manteve a sua Hidrelétrica funcionando, abastecendo o Lameiro, Guaribas e Belmonte. 

O QUE FIZERAM COM ESTE IMPORTANTE CAPÍTULO DA HISTÓRIA DO CRATO?
Por ocasião das comemorações do 50 anos da chegada da Energia ao Ceará, falou-se em RESTAURAR toda a infraestrutura da CASA DE FORÇA DA NASCENTE, bem como, do resgate de todas as máquinas geradoras de energia, que por longos anos de pioneirismo serviram ao Crato.

NÃO FOI O QUE ACONTECEU!

O então Prefeito Samuel Araripe, que, diga-se de passagem, tinha um interesse a mais, eu diria que, um compromisso, para defender e executar este importante Projeto, tendo em vista ser filho de Dr. Ossian de Alencar Araripe, exatamente o ex-prefeito que adquiriu uma segunda turbina para complementar o sistema de distribuição de energia elétrica. Em oito anos, nada foi direcionado para este resgate.

DE LÁ PRA CÁ...

Nada, absolutamente NADA, foi feito com relação à este capítulo importantíssimo da HISTÓRIA DO CRATO. O que é lamentável!

A PROVA DO DESCASO!

VEJAM AS FOTOS DA "ANTIGA USINA HIDRELÉTRICA DO CRATO"... UMA PARTE DA NOSSA GLORIOSA HISTÓRIA TOTALMENTE IGNORADA, PRODUTO DA INSENSIBILIDADE DE ADMINISTRADORES ALHEIOS AOS NOSSOS FEITOS DO PASSADO.

APELAMOS aos novos administradores do Município, para que não continuem com as COSTAS VIRADAS à esta parte importantíssima da História do Crato, de tão gloriosa época, no tempo em que os cratenses tinham orgulho dos seus Políticos.

TRANSFORMEM TUDO NO "MUSEU DA LUZ"!
Ou então LEVEM TODAS ESTAS MÁQUINAS - OU O QUE RESTOU DELAS - PARA o nosso MUSEU HISTÓRICO DO CRATO... Fica a dica!


Poucos cratenses sabem desta Historia do Crato... Este Crato Amado e Idolatrado...

George Macário de Brito - Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário