sexta-feira, 23 de maio de 2014

A LEMBRANÇA DE UM "HERÓI"... George Macário de Brito

A LEMBRANÇA DE UM "HERÓI"...

Existem imagens que, apesar do tempo, jamais saem da nossa cabeça. A memória delas continua mais viva do que nunca...

Algumas décadas passaram, lembro-me de quando, ainda menino, de calça curta, entre 8 e10 anos, viajava na cabine de uma C10 vermelha, ao lado do meu pai e de um tio, retornando do Município de Exu-PE, de uma propriedade, no Distrito de Tabocas.

Pois bem! O percurso é relativamente curto, aproximadamente uns 75Km, até a Fazenda Paraíso. Neste caminho, uma boa parte é percorrido pelo plano da Chapada do Araripe, pela Rodovia Asa Branca, para fazer alusão e homenagem ao nosso eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Numa destas idas e vinda semanais, pegamos um TORÓ, daqueles que faz "Sapo pedir Canoa"...Se você puder imaginar uma chuva pesada, pode multiplicar por dois...O Carro andava a menos de 20Km, pois os limpadores de para-brisa não davam conta de abrir a visão, pelo menos favorável à uma viagem mais rápida. Não! O que se via eram vultos, imagens turvas...

Mais adiante, topamos uma grande boiada, sendo tocada por três vaqueiros encourados, com gibão, perneira, peitoral... efim, todos os paramentos de couro destes homens "em extinção" nos dias de hoje.

Lembro-me muito bem, que havia um deles, pelo vulto eu o via abrindo o caminho para o carro passar entre os animais. Outro, puxava o gado e sinalizava na frente da boiada. E o terceiro, este veio, se aproximou do nosso carro e parou ao lado... Nem pense que a chuva havia perdido sua aparência e fúria de dilúvio. Abrimos três dedos do vidro do motorista e um "herói" mostrou seus olhos, com a aba do chapéu de couro que mais parecia uma biqueira de telhado escorrendo... e disse: "Diga Doutor! Já viu água deste tanto?"

Este bravo e corajoso homem é ANTONIO MASCARENHAS, 95 anos, que orgulhosamente homenageamos hoje, pelos relevantes serviços prestados aos criadores da Região do Cariri.

Além do mais, não bastam somente as nossas homenagens pelos serviços de Vaqueiro, de homem da lida e da vida de gado... É muito mais do que isso...Mascarenhas é referência de homem de bem, de honestidade e amizade leal. Um herói real na minha infância, um exemplo de como é ser uma pessoa decente. Um exemplo de ser humano.

É como eu sempre digo: Amigo do meu Pai é meu Amigo!
Grande abraço ao Antonio Mascarenhas!
Seu legado de vida, segue em seus descendentes...

George Macário de Brito - Advogado e Artista Plástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário