sábado, 13 de julho de 2013
HOJE, 84 ANOS DE HUMBERTO MACÁRIO DE BRITO...
HOJE, É DIA 13 DE JULHO,
DATA EM QUE
DR. HUMBERTO MACÁRIO DE BRITO COMPLETA
84 ANOS...
PARABÉNS MEU VELHO!
MUITA SAÚDE, PAZ E TRANQUILIDADE...RUMO AOS 100 ANOS!
UMA HISTÓRIA DE DIGNIDADE QUE SERVE DE EXEMPLO!
MINHA ESCOLA!
GRANDE ABRAÇO!
RESUMO BIOGRÁFICO DE
HUMBERTO MACÁRIO DE BRITO
Filho do agropecuarista Pedro Macário de Brito e de Tereza de Norões Brito. Nasceu em Campos Sales-CE, em 13 de julho de 1929.
Formou-se em 1958, pela Faculdade de Medicina da Bahia, obtendo o primeiro lugar, sendo agraciado pela Instituição baiana, com uma medalha, em ouro, de Honra ao Mérito.
Após formado, retorna ao Crato onde iniciou suas atividades médicas, como clínico e cirurgião do Hospital São Francisco de Assis, de forma plena e incansável, voltando-se, principalmente, ao atendimento das camadas mais carentes da população do município e adjacências. Por este trabalho aos mais necessitados, logo ganhou a fama de Médico Humanitário.
Foi professor da Faculdade de Filosofia do Crato, lecionado a cadeira de Biologia Educacional , tendo contribuindo para a formação de centenas de jovens cratenses, participando e ministrando, inclusive, vários seminários e eventos educativos na área.
Ainda como médico, em 1974, fundou o Hospital Regional Manuel de Abreu, dedicado à tisiologia. Com a evolução das políticas de saúde pública no País, incidentes sobre a tuberculose, o Hospital Manuel de Abreu direcionou seu atendimento à Clinica Geral , Cirurgia e obstetrícia.
Exímio operador da Próstata, em 1978, Dr. Humberto Macário operou o Velho Januário, “com bem 90 anos”, ele que era o genitor do sanfoneiro Luiz Gonzaga. Cantada e decantada pelo Brasil afora, a música “Vovô do Baião”, foi e continuará sendo um agradecimento, uma homenagem do Rei do Baião ao “Famoso Cirurgião/Humberto Macário”, que ficou imortalizado pela voz de um dos maiores artistas do Brasil, em todos os tempos.
Levado para a Política por um grupo de amigos e incentivadores, entre eles, Filemom Fernandes Teles, José Horácio Pequeno, Ossian Araripe, entre outros, elegeu-se Prefeito Municipal do Crato, aos 36 anos de idade, exercendo seu mandato entre os anos de 1967 a 1970. Nas eleições de 1976, ao lado do Capitão Ariovaldo Carvalho, foi eleito vice-prefeito. Em 1978, foi convidado pelo Governador Virgílio Távora para ocupar a pasta de Secretário da Saúde do Estado do Ceará. Em 1983, assumiu a Superintendência do Desenvolvimento do Ceará –SUDEC. Em 1986, foi eleito Deputado Estadual, pelo PMDB, sendo o 6º mais votado no Ceará. No Parlamento Cearense, deixou sua marca através da elaboração de projetos e de importantes intervenções, de pronunciamentos inteligentes e consistentes do alto da Tribuna. Sem dúvida, um trabalho que trouxe inúmeros benefícios para a Região Caririense. Enquanto atuou na política, Dr. Humberto manteve seu nome absolutamente limpo. Além do mais, jamais se omitiu diante de temas complexos e sempre defendeu suas idéias, na busca intransigente da garantia dos interesses legítimos do Povo Cearense, sobretudo, dos Cratenses.
Casou-se com Noemi Arraes e Silva Macário de Brito, com quem teve três filhos: Ana Carolina, Humberto Filho e George Macário. Avô de Luana Siebra Macário, Jéssica Siebra Macário e de Pedro Ernani S. Macário de Brito (Filhos de George).
Em 1998, retornou de finitivamente ao Crato, voltando à sua atividade de médico humanitário, até deixar seu consultório em 2006, com o sentimento pleno do DEVER CUMPRIDO.
Autor: George Macário
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns ao parente ilustre, Dr. Humberto Macário de Brito. Famoso cirurgião, que faz aquela operação que eternizou-o no Cariri, na voz do rei do Baião Luiz Gonzaga. Um grande abraço, muitas felicidades, saúde, amor e muita paz...
ResponderExcluirOlá, gostaria de parabenizar muito essa pessoa, Dr Humberto, mesmo sabendo muito atrasado, gostaria também de poder dar um abraço pessoalmente, pois já faz muitos anos que não tenho contato, sou Celio Cavalcante Filho padrinho muita saúde e irei no Crato dar um abraço no senhor, fica com Deus.
ResponderExcluirSou Cratense residente em Fortaleza; quero parabenizar o Dr. Humberto pelo relevante serviços prestado no tocante a medicina em nossa cidade; e o George pela brilhante redação, afinal nós fomos colegas no pequeno príncipe; sou o João César filho da professora Zenaide e neto do LINO ZABULON grande amigo do Dr. Humberto
ResponderExcluir