quarta-feira, 8 de maio de 2013

A CULPA É DA COPA! - George Macário de Brito


COM O PAÍS DIRECIONANDO OS MAIORES INVESTIMENTOS  PARA A COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS, AS PREFEITURAS DEVERÃO ENFRENTAR A MAIOR "SECA" DE VERBAS FEDERAIS E ESTADUAIS, EM TODOS OS TEMPOS.


Com a atenção do Mundo voltada para o Brasil nos próximos anos, com a realização da COPA DO MUNDO, em 2014, e as OLIMPÍADAS, em 2016, o Governo Federal e os Estaduais, prevenindo o não pagamento de um “mico internacional", não mediram e nem medirão esforços financeiros, em pesados investimentos, no sentido de garantirem o sucesso dos dois maiores eventos esportivos do Planeta.

É aí onde o “bicho vai pegar”! Quem assumiu, por este período, o comando de Prefeituras, num País de tamanho continental, pode ir se organizando para amargar a diminuição drástica de investimentos Federais e Estaduais em seus municípios, coisa que, sem COPA e sem JOGOS OLÍMPICOS, já não era tão fácil de conseguir.

Para agravar, ainda mais a situação, não esqueçamos, no entanto, de que, em 2014, teremos ELEIÇÕES para Presidente, Governador, Senador (uma vaga), Deputados Estaduais e Federais. Já consigo até enxergar muitos candidatos aparecendo, reaparecendo e apresentando suas atuais e futuras justificativas, preparadas na ponta da língua: “A CULPA foi, é e, será, por muitos anos, da COPA e das OLIMPÍADAS!”.

Uma coisa é certa: Sabe quem vai pagar o “Pato”? Nem pense que é aquele jogador! Somos nós, os brasileiros, “pagadores de promessas” e pagadores da maior carga tributária do Mundo. Que, nos últimos e nos próximos 18 meses, teremos que assistir a gastança do nosso rico dinheirinho”, para que este evento ocorra sem maiores problemas. O que seria muito bom para a imagem do País e de certos candidatos(a), sobretudo, se a Seleção “Canarinha” levantasse o “caneco”. Uma realidade que hoje, está mais para filmes de ficção e de ação: Uma “Missão Impossível”!

E, enquanto tudo isto estiver ocorrendo, muito mais “para inglês ver”, e milhões de “nativos alienados” estiverem vibrando com o “passe a passe”, com o “jogo a jogo” e com o ôba- ôba da Copa no Brasil (não é DO BRASIL, pois, pelo custo, não é para os brasileiros! A prova é tanta, que a FIFA atropelou até a Lei Seca nos Estádios – NÃO VALE!), todo o restante do País, após o apito final do árbitro, assistirá a continuidade e o agravamento dos nossos problemas em Saúde, Educação, Segurança Pública, Estradas, SECA DO NORDESTE, entre outros não menos críticos.


Apesar de tudo, com absoluta certeza, todos nós queremos ganhar a COPA, o HEXA! Pense numa festa! Mas, pensando bem, seria melhor não termos que pagar, ganhando ou perdendo a Copa! Não tem jeito! Pagaremos o preço do anfitrião, que já é exacerbadamente alto e inflacionado pela corrupção entranhada no DNA nacional, com o grande número dessas obras, de alguma forma, com valores irreais. Mas, serão os municípios brasileiros que estarão a penar, seus Prefeitos com dois pires nas mãos e seus munícipes a sofrerem pela inércia e, porque não dizer, pela ineficiência dos poderes públicos municipais, sem a menor condição de enfrentarem a maior “SECA” de verbas Federais e Estaduais jamais vista, nos próximos anos e em todos os tempos. 

A Festa é de todos! A Culpa é da Copa! Mas, a Conta vai para quem trabalha e paga impostos neste País!
Será que os nossos representantes têm consciência disso?
Austeridade e honestidade podem e devem colaborar com as suas administrações! 
Senhores Gestores, apertem os cintos! O Dinheiro vai sumir! E isto não é filme!

GEORGE MACÁRIO DE BRITO – Editor do Blog O DEMOCRATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário