sexta-feira, 3 de maio de 2013
O MONUMENTO À TRISTÃO PODE VIR PARA O CRATO!
FOTO DO MONUMENTO À TRISTÃO GONÇALVES
(No local onde Tristão foi encontrado morto. Santa Rosa, em Jaguaribe-CE)
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
O local foi coberto pelas águas do Açude Castanhão. Hoje, com a seca, o marco reaparece. Por certo, não deram a importância de resgatar este tesouro em tempo. Agora é a oportunidade!
SE O MUNICÍPIO DE JAGUARIBE OU O DE NOVA JAGUARIBARA NÃO QUISEREM E NÃO DEREM A DEVIDA IMPORTÂNCIA; ALÉM DE OS ÓRGÃOS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO CEARÁ NÃO DEREM O DESTINO ADEQUADO PARA O "MARCO DE TRISTÃO", RESGATANDO ESTE MONUMENTO DE TANTA IMPORTÂNCIA PARA A HISTÓRIA DO BRASIL, NÓS CRATENSES TEMOS A OBRIGAÇÃO DE IRMOS BUSCÁ-LO PARA NOSSO MUSEU HISTÓRICO!!!
HISTÓRIA DO CRATO:
No dia 31 de outubro de 1824, morreu em Santa Rosa, zona rural de Jaguaribe, em combate com os imperialistas, TRISTÃO GONÇALVES DE ALENCAR ARARIPE, Presidente do Ceará, na Confederação do Equador. Vencido, montou Tristão a cavalo e procurou fugir à sanha dos seus inimigos. Mas estes o alcançaram e o mataram barbaramente. Diz João Brígido que os assassinos pertenciam à gente de José Leão da Cunha Pereira, inimigo particular de Tristão.
Em "Data e Fatos para a História do Ceará", de Studart, lêem-se os seguintes trechos do punho do tenente-coronel Tomás Lourenço da Silva Castro:
QUEM ESCREVE AS LINHAS VIU SEU CADÁVER (de Tristão) EM PÉ, RECOSTADO SOBRE UMA JUREMA, QUE SE VIA DE UM LADO A OUTRO LADO COMO POR UM ÓCULO, OS BRAÇOS ABERTOS, A MÃO DIREITA GOLPEADA FICANDO SUSPENSA E CAÍDO POR TERRA, E COM OUTRO GOLPE SÔBRE A NUCA.
Fonte: EFEMÉRIDES DO CARIRI - De Irineu Pinheiro/ Imprensa Universitária do Ceará - 1963.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário